Descrição
O artigo tem como intenção analisar as associações comumente feitas entre representação e representatividade, que supõem que a representatividade entre produtores leva necessariamente à representação positiva de determinados grupos e minorias sociais em obras faccionais, ou que toda e qualquer representação ficcional levam à representatividade positiva (no sentido de diversidade, identificação, aceitação e reconhecimento) de determinados grupos sociais nessas obras. Para isso, são propostas reflexões sobre as (não) falas das personagens protagonistas do vídeo Angry black woman (2014) e do filme Vênus negra (2010), este último do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche.||This article intends to analyze the associations commonly made between representation and representativeness, which argues that representativeness between producers necessarily leads to a positive representation of certain groups and social minorities in factional works, or that any and all fictional representation leads to a positive representation (focusing on diversity, identification, acceptance, and recognition) about certain social groups in these works. For this, we propose reflections about the speeches of the protagonists on the video Angry black woman (2014) and on the movie Vênus negra (2010), the latter one directed by the Franco-Tunisian Abdellatif Kechiche.