-
A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo investigar tecnologias digitais que contribuam com a formação do regente e com o desenvolvimento da prática coral de adultos. O referencial teórico utilizado foi o modelo do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) proposto por Mishra e Koehler (2006). A metodologia consistiu no estudo de métodos mistos através de uma pesquisa-ação com 18 integrantes de um coro adulto durante 3 meses. A coleta de dados foi efetuada por meio de um diário de campo, do registro das atividades dos coristas e da aplicação de um questionário no início e no final da pesquisa. A análise dos dados evidenciou que o uso das tecnologias digitais contribuiu com o desenvolvimento da percepção musical dos integrantes e com a ampliação do universo musical e cultural do coro. Considerou-se que as tecnologias digitais podem colaborar com a organização do coro, bem como oferecer múltiplas possibilidades de atividades de estudos musicais.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Cielavin, Sandra Regina; Universidade Estadual de Campinas - Unicamp | Mendes, Adriana do Nascimento Araújo; Universidade Estadual de Campinas
Data
14 de novembro de 2020
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 28 (2020)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion