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A aprendizagem musical de adultos em ambientes coletivos
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Metadados
Descrição
O texto traz as conclusões da tese de doutorado da autora que investigou os processoscoletivos de musicalização de adultos e o papel da interação social nessa construção. O objetivo foio de compreender os processos de aprendizagem e quais são os mecanismos que contribuem parauma educação musical signifi cativa de adultos. Como forma de observar as condutas psicossociaisdos sujeitos investigados, a pesquisadora inspirou-se no método dialético-didático, proporcionandouma ofi cina de musicalização de 60 horas para nove professoras que não haviam passado porambientes formais de educação musical. Os resultados da pesquisa apontam para a importância dese proporcionar ações signifi cativas, refl exões e trocas de ponto de vista entre todos os envolvidosno processo de musicalização. Na tese fi ca claro que é possível musicalizar-se em qualquer idade,se o ambiente for construtivista e levar em conta o interesse e as construções precedentes de cadasujeito que se musicaliza.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem; Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
Data
13 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 17, n. 22 (2009)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion