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Metadados
Descrição
The text grounds its methodology in Discourse Analysis. To do so, it mobilizes signifiers with the aim of discursively analyzing the artistic performance of a drag queen. The thesis presented argues that dressing up is a discursive mechanism that creates a symbolic punctum that conceals the traumatic reality of growing up unable to associate with the feminine. It concludes that the drag’s position, as a tension between masculinist formation and its opposite, represents a liminal, dissenting space of hybridity and transfiguration of pain, repression, and loss. The contribution lies in the fact that it is through this artistic practice that the subject of discourse resists and authorizes oneself to act, to signify.|| Le texte fonde sa méthodologie dans l’Analyse du Discours. Pour ce faire, il mobilise des signifiants dans le but d’analyser discursivement la performance artistique d’une drag queen. La thèse présentée soutient que se costumer est un mécanisme discursif qui crée un punctum symbolique dissimulant la réalité traumatisante de grandir en étant incapable de s’associer au féminin. Il conclut que la position de la drag, en tant que tension entre la formation masculiniste et son opposé, représente un espace liminal, dissident, d’hybridité et de transfiguration de la douleur, de la répression et de la perte. La contribution réside dans le fait que c’est à travers cette pratique artistique que le sujet du discours résiste et s’autorise à agir, à signifier.||O texto sustenta sua metodologia na Análise de Discurso. Para tanto, mobiliza significantes no intuito de analisar discursivamente a performance artística de uma drag queen. A tese apresentada é a de que montar-se é um mecanismo discursivo que cria um punctum simbólico que encobre o real traumático de crescer impedido de associar-se ao feminino. Conclui que o lugar da drag, como tensão entre a formação masculinista e o seu avesso, representa um espaço limiar, dissidente, de mestiçagem e transfiguração da dor, repressão e perda. A contribuição refere ao fato de que é por meio desse fazer artístico que o sujeito do discurso resiste e se autoriza a agir, a significar.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Isaac
Data
9 de junho de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Presença | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 14 No. 3 (2024): Jul./Set. 2024 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 14 No. 3 (2024): Jul./Set. 2024 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 14 No 3 (2024): Jul./Set. 2024 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 14 n. 3 (2024): Jul./Set. 2024 | 2237-2660
Assuntos
Drag | Performance | Gênero | Análise de Discurso | Psicanálise | Drag | Performance | Genre | Analyse du discours | Psychanalyse | Drag | Performance | Gender | Discourse Analysis | Psychoanalysis
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion