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A BRINCADEIRA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA BNCC AO DESENVOLVIMENTO HUMANIZADOR
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Metadados
Descrição
This article discuss the proposal the play of the National Common Curriculum Base, as structuring axis for pedagogical experiences, as child's right in Early Childhood Education. Trough conceptual theorist researh, reflect on the concept of play in the BNCC, searching to verify if the document instrumentalizes the educators to organize the play as a nuclear activity, to the childish humanized development. The discussions are in the perspective historical-cultural psychology, the game, asprincipal activity at the preschool stage, as propelling of development of the highers psychics functions. It became evident that, do not conceptualize clearly and theoretically the game as principal activity, the BNCC ends up also not including it as a principal activity of the curriculum, because it doesn’t clarify how it can be structured in order to provide learning and psichics development. Thus constituted, the document does not instruct teachersin their activities in the different realities of this country.|| Este artigo discute a brincadeira proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como eixo estruturante às experiências pedagógicas e como direito da criança na Educação Infantil. Por meio de pesquisa teórico-conceitual, objetiva refletir sobre a concepção de brincadeira presente na BNCC, buscando verificar se o documento instrumentaliza os educadores a organizarem a brincadeira como uma atividade nuclear, fundamental para o desenvolvimento infantil humanizador. As discussões se desenvolveram na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, para a qual a brincadeira é atividade principal na fase pré-escolar e propulsora do desenvolvimento das funções psíquicas superiores. O resultado evidenciou que ao não definir de forma clara e teórica a brincadeira como atividade principal, a BNCC acaba por, também, não abrangê-la como atividade nuclear do currículo, pois não esclarece como ela deve ser estruturada a fim de propiciar aprendizagens e desenvolvimento psíquico. Assim constituído, o documento não instrumentaliza os professores em suas atuações nas diferentes realidades deste país.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Angélica Ferreira | Santana, Maria Silvia Rosa | Peixoto, Reginaldo
Data
5 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3774 | 10.29327/210932.8.1-5
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
Fonte
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) | 2525-5924 | 1807-1856 | 10.29327/210932.8.1
Assuntos
Educação infantil. Atividade principal. Brincadeira.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion