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A composição no ensino de música: perspectivas de pesquisa e tendências atuais
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Metadados
Descrição
Atualmente, pode-se observar a ampliação das pesquisas sobre a composição no ensinode música, um tema complexo abordado segundo diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica de pesquisas sobre o assunto, com ênfase emcomposições de crianças no contexto escolar. Os trabalhos foram analisados segundo cincoabordagens: 1) processos composicionais; 2) avaliação da composição musical; 3) contexto evariáveis sociais na atividade de composição; 4) concepções e práticas dos professores; e 5)perspectivas das crianças sobre composição. Nessa sistematização, são situados os paradigmaspredominantes e as abordagens emergentes. Nos trabalhos apresentados, pode-se perceber ummovimento crescente que procura incluir as dinâmicas sociais e interativas da sala de aula e asperspectivas de quem aprende nas práticas educacionais e na investigação científica. Finalizando,saliento algumas implicações para a prática educativa.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Beineke, Viviane
Data
13 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 16, n. 20 (2008)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion