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A construção da crítica educativa em uma unidade de conservação na Amazônia brasileira
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Metadados
Descrição
This work presents the theme of Environmental Education (EA) in Protected Area, with analysis angles in the Schools of the Village of Anilzinho and Joana Peres, located in Extractive Reserve (RESEX) Ipaú-Anilzinho in the municipality of Baião, state of Pará, in the Brazilian Amazon. They are exposed as a research of the present EA in the perception of the subjects educators of the schools, as an instrument of pedagogical mediation and environmental sociability. This work synthesizes some critical analysis questions about environmental issues constructed in works carried out by the researchers between the years 2015 to 2017. The methodology was produced through a bibliographical review and semi-structured interviews, using as reference method historical-dialectical materialism and, such as data interpretation technique to content analysis. The results pointed out that the subjects in the context of the schools have little knowledge of the institutionalization of the Environmental Education Policy and although EA is part of the social conscience of the educating subjects of the schools, these have not promoted theoretical-practical deepening and clarifications regarding the constitution of the reserve and other resources to produce advances in the socio-environmental reality of the schools of Anilzinho and Joana Peres.||Este trabalho apresenta-se com a temática da Educação Ambiental (EA) em Área Protegida, com ângulos de análises nas Escolas da Vila de Anilzinho e Joana Peres, que estão localizadas na Reserva Extrativista (RESEX) Ipaú-Anilzinho no município de Baião, estado do Pará na Amazônia brasileira. Expõem-se enquanto pesquisa a EA presente na percepção dos sujeitos educadores das escolas, como instrumento de mediação pedagógica e sociabilidade ambiental. Este trabalho sintetiza algumas questões de análise crítica acerca de questões ambientais construídas em trabalhos realizados pelos pesquisadores entre os anos de 2015 a 2018. A metodologia foi produzida por meio de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, tendo como método de referência o materialismo histórico-dialético e, como técnica de interpretação de dados a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os sujeitos no contexto das escolas apresentam pouco conhecimento da institucionalização da Política de Educação Ambiental brasileira e apesar da EA fazer parte da consciência social dos sujeitos educadores das escolas, estes, não tem promovido aprofundamento teórico-prático e esclarecimentos quanto à constituição da reserva e outros recursos para produzir avanços na realidade socioambiental das escolas de Anilzinho e Joana Peres.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Tenório Moraes, Roble Carlos | Pompeu, Eliel do Carmo | Ramos, Sara Francisca Corrêa Dias
Data
5 de março de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2131 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol14.N39.pp51-68
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Roble Carlos Tenório Moraes, Eliel do Carmo Pompeu, Sara Francisca Corrêa Dias Ramos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 39 (2020): Os desafios das políticas e práticas pedagógicas na educação; 51-68 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol14.N39
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion