-
A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa[1], desenvolvida junto ao grupoFAPEM: Formação, ação e pesquisa em educação musical, que teve como objetivocompreender o processo de construção da docência de instrumentistas bacharéisque atuam como professores de instrumento. A pesquisa, de cunho qualitativo,adotou como metodologia a investigação biográfico-narrativa (Bolívar, Domingo,2006), por meio da qual foram produzidas narrativas de três bacharéis formadospela UFSM, professores de instrumento. Como referencial teórico, a pesquisa tevecomo base estudos de Gauthier et al. (2006), Tardif (2012) e Isaia e Bolzan (2009,2010). Conscientes de que as narrativas dos três colaboradores não representama totalidade dos percursos formativos para a docência, concluímos que cadabacharel em instrumento torna-se docente-bacharel através da construção e damobilização de saberes, os quais são integrados ao ser professor por meio dosprocessos formativos e das experiências na prática profissional. Além disso,percebemos que os professores, em sua prática docente, mobilizam, além dossaberes descritos por Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012), saberes específicos aoprofessor de instrumento, como o saber da função educativa (Araújo, 2005) e umsaber relacionado a aspectos da técnica, expressão musical, além do preparo físicoe emocional para a apresentação pública, o qual identificamos como “saber daperformance”. [1] O presente artigo apresenta um recorte da dissertação “Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis”,desenvolvida no âmbito do PPGE/UFSM.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Weber, Vanessa; Universidade Federal de Santa Maria | Garbosa, Luciane Wilke Freitas; Universidade Federal de Santa Maria
Data
5 de outubro de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 23, n. 35 (2015)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion