-
A construção social de uma ideia de Índia||The Social Construction of an Idea of India
- Voltar
Metadados
Descrição
Investigo a noção de Índia espiritualizada baseada na ideia do discurso enquanto construção social.Analiso, por um lado, o discurso de peregrinos à Índia e, por outro, narrativas apresentadas em diversas fontes (páginas da Internet, jornais e revistas de turismo, livros, guias e agências de viagens) que promovem viagens à Índia.Entendo que a noção de uma Índia “espiritualizada” é frequentemente influenciada pelos discursos veiculados na mídia (e pelos próprios viajantes que relatam suas vivências aos familiares e amigos), devido ao fato de o “místico” e/ou “espiritual” ser o elemento que aparece ali e desse tipo de narrativa influenciar outros a estarem mais dispostos a enxergar certas situações como espirituais ou místicas. Verifiquei que esse tipo de narrativa é um indicativo da imagem construída pelos agentes sociais que têm por objetivo “divulgar a cultura indiana”.||I look into the notion of a spiritualized India based on the idea of the discourse as a social construction. I analyze, on the one hand, the discourse of pilgrims and, on the other, narratives presented by diverse sources which promote travels to India, such as websites, tourism journals and magazines, books, travel books and agencies. I understand the notion of a “spiritualized” India as being influenced by the discourses broadcasted by the media and by travelers themselves who describe their experiences to relatives and friends, and because “mystic” and/or “spiritual” are the main elements in their accounts, thus influencing others to be more willing to see certain situations as spiritual or mystic. I verified that this is an indication of an image constructed by social agents who have as their aim the “broadcasting of the Indian culture”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bastos, Cecilia Guimarães
Data
8 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/122834 | 10.11606/issn.2238-7714.no.2016.122834
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Cecilia Guimarães Bastos
Fonte
Novos Olhares; Vol. 5 Núm. 2 (2016); 98-111 | Novos Olhares; v. 5 n. 2 (2016); 98-111 | Novos Olhares; Vol. 5 No. 2 (2016); 98-111 | 2238-7714 | 1516-5981
Assuntos
Representation | Spirituality | India | Pilgrimage | Representação | Espiritualidade | Índia | Peregrinação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion