Descrição
Embasado numa pesquisa de mestrado concluída, este artigo tem como objetivo identificar as concepções sobre a formação docente presentes nos discursos dos professores formadores participantes como coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid, no IF Sertão - PE. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, na perspectiva etnometodológica, com o fundamento de autores que referendam a discussão sobre formação e profissionalização docente, entre eles: Tardif (2014), Nóvoa (2009), Gatti (2014), Pimenta (2012), Roldão(2009). Este recorte apresenta de forma descritiva os resultados baseados nas entrevistas com os sujeitos diretos da pesquisa: nove professores formadores da instituição os quais atuam nas licenciaturas de Física e Química e no Pibid. Os resultados apresentados evidenciam as bases epistemológicas e praxiológicas da docência, apontados nas vivências e experiências dos professores, discutindo o que é ser professor e ser professor formador de formadores bem com a influência do programa nas concepções de formação e prática docente. Conclui-se que o programa tem mobilizado o desenvolvimento profissional dos professores no sentido de não apenas saber para ensinar, mas também, saber como ensinar.