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A educação musical na formação de unidocentes: um estudo com as oficinas do “Programa LEM: Tocar e Cantar”
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Metadados
Descrição
Esse artigo apresenta parte de uma dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisaEducação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas Fapem/CNPq. O objetivo depesquisa focalizou a investigação acerca do “Programa LEM: Tocar e Cantar”, no formato de oficinasde música, buscando verificar suas contribuições na constituição da formação musical e pedagógicomusicalde alunas e ex-alunas da Pedagogia/UFSM que participaram de, pelo menos, seis mesesdesse trabalho formativo, as quais foram denominadas oficinandas. Optou-se pela pesquisa qualitativatendo a entreXXXX semi-estruturada, individual e em grupo, como o principal instrumento de coletados dados. Participaram quatro alunas ainda em formação inicial e quatro ex-alunas da Pedagogia.Neste texto apresenta-se esse programa e salienta-se a sua relevância como espaço músicoformativona formação inicial de professores não-especialistas em música. Ainda, destaca-se queiniciativas como essas devem ser incentivadas na formação dos unidocentes.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Correa, Aruna Noal; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | Bellochio, Cláudia Ribeiro; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Data
13 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 16, n. 20 (2008)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion