Descrição
Este artigo busca trazer contribuições para o debate sobre a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade e enfatiza a necessidade de concretização de políticas públicas que concebam a educação como direito humano, investindo em suas dimensões escolares e não-escolares e em recursos didático-pedagógicos e humanos. Pensar educação nesse contexto significa repensar a instituição prisão como uma comunidade de aprendizagens que envolve todos os seus atores, dotando o homem aprisionado de conhecimentos, valores e competências que lhe permitam reconhecer-se como sujeito de direitos, que conduz a própria vida no presente e ressignifica seu passado em direção a um projeto de vida futura.||This article tries to bring ideas that can represent alternatives to the debate on education for youngs and adults the provision of education indetention facilities, emphasizing the need to implement public policies that conceive education as a human right, investing in its school and non-schooldimensions, in its infrastructure, and in didactic-pedagogical and human resources. Conceiving education means rethinking prison institution as alearning community, which involves all the people who participate in it, endowing those imprisoned with knowledge, values and skills that will inturn enable them to acknowledge themselves as subjects that lead their own lives and rethink their past toward a future life plan.