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A ESCOLA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA CIDADANIA
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Metadados
Descrição
Este trabalho resulta de uma pesquisa de cunho teórico-descritivo-bibliográfica, desenvolvida com o objetivo de refletir acerca da necessidade de reinvenção da escola, como espaço privilegiado de formação da cidadania. Parte-se da questão: o que pode a escola fazer, do ponto de vista do currículo e da gestão, para se transformar efetivamente em local de cidadania aos sujeitos que nela atuam? Para fundamentar esta reflexão, fundamenta-se em Candau (2002), Canen e Moreira (2001), Libâneo (2008), Oliveira (2009), Pérez Gomez (2001) e Sacristán (2007; 2000), dentre outros. Defende-se a ideia que a escola pode tornar-se lócus de vivência da cidadania, por meio da vivência de práticas democráticas que possibilitem uma organização curricular construída a partir das expectativas e necessidades dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mendonça, Lázara Lisboa da Costa; Mestranda em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS) | Nascimento, Gilda Aparecida; Mestranda em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)
Data
7 de fevereiro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 13, n. 1 (2012): Plures Humanidades
Assuntos
Educação | Políticas Educacionais; Currículo; Gestão Democrática; Escola e Cidadania.