Descrição
Este trabalho problematiza a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, a partir de narrativas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Educação Básica em um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul/Brasil. A legislação brasileira da educação preconiza que seja ofertado o AEE para os alunos público-alvo da Educação Especial, em todos os níveis e modalidades do ensino, e o estudo em questão identifica que essa diretriz não é praticada de forma plena. A análise baseou-se em registros escritos de professores e de diário de bordo, a partir de questões semiestruturadas. O estudo problematizou como a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na escola repercute nas narrativas produzidas por professores dos anos finais que têm alunos com deficiência incluídos em suas turmas. Evidenciam-se iniciativas dos professores, a fim de suprir a ausência do AEE, mas também preocupações quanto à eficácia dessas ações. O estudo conclui que o profissional especialista em AEE é fundamental na escola, para mediação e articulação na elaboração das estratégias pedagógicas junto aos professores do ensino comum. Destaca-se ainda que existem muitas barreiras impostas à inclusão dos alunos com deficiência, evidenciando uma enorme distância entre a legislação e a realidade educacional.Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Educação Básica.