-
A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo aborda, com fundamento em pesquisas, a questão da formação inicial de professores para a educação básica em cursos de graduação. São apresentados dados quantitativos sobre as características desses cursos no Brasil. Evidencia-se a pouca procura de algumas formações e a migração dessa formação para propostas EAD, sobretudo no setor privado, que é responsável pela maioria das matrículas nesses cursos. Discutem-se análises qualitativas dos currículos das licenciaturas, as quais mostram a fragmentação entre a formação em área de conhecimento e a formação em educação e práticas de ensino, estas oferecidas de modo insuficiente para formar professores. Abordam-se algumas iniciativas governamentais intervenientes no âmbito dos estágios curriculares. O panorama é preocupante dada a insuficiência da formação oferecida para subsidiar a atuação de um profissional docente na educação básica.||Grounded on researches, this paper addresses the issue of the initial training provided to undergraduate students for teaching in elementary, middle and high school education. We present quantitative data concerning the characteristics of those courses in Brazil. The results demonstrate low interest in some knowledge areas and the migration of those areas to programs of distance learning, mainly in the private sector, which is responsible for most of university enrollments in those courses. This paper also discusses qualitative analyses of curriculums offered in those programs, which show a gap between the training in the knowledge field and the training in education and teaching practices, which is insufficient for training teachers. It addresses some governmental initiatives regarding academic internships.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gatti, Bernardete A.
Data
18 de fevereiro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164 | 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista USP | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista USP; n. 100 (2014): EDUCAÇÃO; 33-46 | 2316-9036 | 0103-9989
Assuntos
formação de professores | licenciatura | pedagogia | currículo | EAD | teacher training | teaching programs | pedagogy | curriculum | distance learning
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion