Descrição
Este artigo apresenta um contexto de formação de um grupo de estudos, com recorte sobre a função dos gestores/profissionais da Educação Infantil, em que muitos participantes vêm buscando modificar a prática nas instituições em que atuam. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa cuja problemática vem se desenhando no contexto vivido e desenvolve-se sob a égide da interdisciplinaridade no sentido de observar a ‘atitude’ dos sujeitos/gestores em relação a parceria e a interface dos saberes teóricos com os saberes da prática sem perder de vista a totalidade que envolve as políticas destinadas à gestão. Considera-se, por um lado as normativas que direcionam o currículo e, por outro, a concepção de infância que respeite a criança e toda sua singularidade. No trajeto que vem se desenhando, entre o contexto teórico e empírico, partimos de um processo intencional onde cada um sentem-se pertencentes a um ‘coletivo’ e comprometidos com as decisões da gestão compartilhada bem como com os resultados. Trata-se de reconhecer a importância de um esforço que intenciona provocar a reflexão sobre as ações que possibilitam desencadear a construção de uma ‘cultura de gestão’ para a instituição de Educação Infantil permeada pelo diálogo, escuta do outro e partilha de saberes.