-
A ICT ‘Literacy’ Revisited:or What the Literate Citizen Really Needs to Know
- Voltar
Metadados
Descrição
Use of the term ‘literacy’ to describe various sorts of competence in information and communication technologies (ICTs) has been widespread (e.g. digital literacy, media
literacy) but this is usually little more than a vaguely defined metaphorical usage. The paper revisits the notion of literacy and uses British educational sociologist Basil Bernstein’s analysis of codes and of classification and framing practices in order to suggest that there is a desirable form of ICT literacy that is more than a metaphor for a general level of competence. This ICT literacy is characterized as an ability to grasp both the objects of ICT and their conditions of possibility (e.g. with reference to Open Source as a specific configuration of such conditions). Spinosa, Flores and Dreyfus’s concepts of articulation, reconfiguration and cross-appropriation are re-defined as framing practices and their strategic importance is argued for within the field of ‘conditions of possibility’ defining today’s ICTs. In making this case, the paper addresses the nature of the genuinely ‘elaborated code’ that, it is argued, must replace the pseudoelaborated code of general technical competence at the core of ICT literacy if the ICTliterate citizen is to be capable of meeting contemporary challenges.||É amplo o uso do termo “alfabetização” (literacy) para descrever diversas competências na área de tecnologias de informação e comunicação (TICs), como nos casos de alfabetização digital (comumente, em português, inclusão digital) e alfabetização mediática (em português associada ao exercício da leitura crítica), mas em geral o uso é vago e metafórico. Este trabalho retoma a noção da alfabetização e lança mão das análises do sociólogo britânico da educação, Basil Bernstein, de códigos e das práticas de classificação e enquadramento, para sugerir que existe, sim, uma forma desejável de alfabetização em TICs que é mais do que uma metáfora que descreve um nível geral de competência. Essa alfabetização em TICs é definida pela capacidade de entender os objetos de TICs e suas condições de possibilidade (p.e. com relação à Open Source como configuração específica de tais condições). Os conceitos de articulação, reconfiguração e trans-apropriação de Spinosa, Flores e Dreyfus são redefinidos como práticas de enquadramento e defende-se sua importância estratégica dentro do campo das “condições de possibilidade” que definem as TCIs atuais. Ao desenvolver esse argumento, o trabalho discute a natureza do código verdadeiramente “elaborado” que, afirma-se, deve substituir o código pseudo-elaborado de competência técnica geral no âmago da alfabetização em TICs, para que os cidadãos alfabetizados sejam capazes de enfrentar desafios contemporâneos.
ISSN
1809-9386
Periódico
Autor
Fleming, Dan
Data
8 de julho de 2009
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3414 | 10.9771/contemporanea.v2i2.3414
Idioma
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3414/2484
Fonte
Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura; v. 2 n. 2 (2004) | 1809-9386
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion