-
A importância do espaço da sala de aula para a promoção do ensino bilíngue
- Voltar
Metadados
Descrição
Refletindo sobre o potencial da escola como ambiente possível de estímulo à aquisição de língua e inserção em práticas sociais, destacamos as características da sala de aula bilíngue como um espaço importante na promoção do ensino de alunos surdos. Tivemos como objetivo considerar o processo de desenvolvimento linguístico e escolar de alunos, destacando a proposta bilíngue e fundamentando o letramento visual como fator importante desse processo, tendo em vista principalmente as características do espaço e o uso de estratégias e materiais acessíveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa de observação participante, embasada em estudos anteriores e registros acadêmicos. Ao longo deste estudo, caracterizamos as salas de aula como um espaço de suma importância para o ensino dos conteúdos curriculares e do ensino da língua, através da utilização de murais conceituais (citamos, aqui, o termo conceituais, para caracterizar a diferença entre um mural expositivo, onde o conteúdo é apenas apresentado, e este mural, onde produzimos o conteúdo junto com os alunos durante a explicação do tema, utilizando a língua portuguesa e a língua de sinais). Com este ensino, apresentamos aos alunos a utilização das duas línguas concomitantemente, possibilitando uma apropriação eficaz do conteúdo, através do letramento visual em seu cotidiano. Com o andamento do trabalho, percebemos que tal prática tem estimulado a compreensão dos alunos, pois os mesmos demonstram um maior interesse na aprendizagem das palavras, refletindo assim no entendimento dos conteúdos. Por meio de tal investigação concluímos sobre o potencial visual de aprendizagem e inserção social dos alunos surdos, destacando a importância da acessibilidade linguística, da formação de professores bilíngues, do uso de materiais visuais elaborados, especificamente para alunos surdos e da presença de profissionais surdos em contexto escolar.
ISSN
1518-2509
Periódico
Autor
Arruda, Bruna; Instituto Nacional de Educação de Surdos | Portella, Sandro; Instituto Nacional de Educação de Surdos
Data
3 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://www.ines.gov.br/seer/index.php/forum-bilingue/article/view/498 | 10.20395/fb.v0i37.498
Idioma
Editor
Fonte
Revista Forum; n. 37 | 2525-6211 | 1518-2509 | 10.20395/fb.v0i37
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion