Descrição
A importância dos estudos da Gramática Universal (GU) de Noam Chomsky, tanto para pesquisas sobre a língua materna quanto para pesquisas sobre línguas estrangeiras, é incontestável. Para Chomsky e seus seguidores, aprendemos nossa primeira língua de maneira inata. Além disso, todas as línguas possuem certas características universais (princípios) e algumas diferenças entre si (parâmetros). Uma das questões mais relevantes acerca da relação entre a GU e os estudos de Aquisição de Segunda Língua (SLA) é saber se o acesso à Gramática Universal segue operando de forma semelhante quando aprendemos uma língua adicional. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo principal discutir a importância desses estudos, assim como explicar as atribuições da GU na ASL e esclarecer algumas hipóteses sobre se há, ou não, acesso à GU por parte dos aprendizes de uma segunda língua.Abstract: The importance of Universal Grammar (UG) studies, by Noam Chomsky, both to researches on first languages and to second languages, is uncontestable. To Chomsky and his followers, we learn our first language innately. Furthermore, all languages have some universal features (principles), and some differences among them (parameters). One of the most relevant issues about the relation between UG and the studies on Second Language Acquisition (SLA) is to know if the access to UG works in a similar way when we learn an additional language. This bibliographical research has as main goal discuss the importance of those studies, explain the assignments of UG in SLA, and describe some hypotheses that might indicate if students of a second language have access or not to the Universal Grammar.Keywords: Universal Grammar; Second language acquisition; principles and parameters.