-
A importância e a formação do professor-leitor
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste trabalho propomos identificar a importância do professor-leitor para o atual cenário educacional brasileiro. Para tanto, foi feito um estudo de fundamentação teórica e, especialmente, de revisão literária com a busca de publicações que indicassem aspectos essenciais sobre a importância do professor-leitor e as estratégias de formação continuada para motivar a leitura entre os docentes. Logo, foram selecionadas obras diversas sobre o assunto, tais como livros, artigos e outros materiais de publicação científica ou publicitária, as quais deram suporte para a análise teórica do tema em estudo. Algumas das principais referências utilizadas para esta pesquisa foram: Bandeira (1999), Zilberman (2008), Quadros e Miranda (2009), Alves (2013), Amorim e Farago (2015), Lima e Alves Neto (2015) e Ribeiro e Moura (2015). Com a construção do texto, percebeu-se que a discussão sobre a importância do professor-leitor se faz muito necessária à prática escolar, uma vez que os docentes têm responsabilidades para motivar a leitura entre seus alunos, principalmente aqueles que lecionam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, quando a criança está reconhecendo mundo da leitura que existe ao seu redor.
ISSN
1807-1856
Periódico
Autor
Moura, Cynthia de Fátima Sousa Oliveira | Lopes, Antônia Aparecida Lima
Data
7 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3794 | 10.29327/210932.8.2-18
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
Fonte
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades | 2525-5924 | 1807-1856 | 10.29327/210932.8.2-1
Assuntos
Formação. Professor-leitor. Leitura. Docência.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion