Descrição
Neste artigo é apresentado um ensaio teórico cujo objetivo é refletir acerca do papel da educação infantil e o tratamento da diversidade étnico-racial na formação pessoal e social das crianças negras. A reflexão está organizada em duas partes que se complementam: na primeira parte, apresentamos uma discussão sobre aspectos relacionados à socialização das crianças negras nas instituições de educação infantil a partir dos dados de pesquisas realizadas e, em seguida, refletimos acerca da formação das professoras da educação infantil diante dos desafios colocados pelo tratamento da questão étnico-racial. Os dados encontrados apontam que as crianças negras já internalizaram uma concepção negativa do seu pertencimento racial e que acaba sendo reforçado pelas instituições educativas ao não tratarem desta questão ou fazerem isso de forma estereotipada. Isso nos indica que a formação específica do profissional da educação infantil deve dar abertura à multiplicidade de saberes que envolve a docência na educação infantil considerando as questões de subjetividade, construção da autonomia, a diversidade cultural, de gênero, classe social e raça/etnia, pois estas são constituidoras do ambiente da educação infantil e devem ser consideradas no entendimento de uma criança real e de uma infância plural.