Descrição
Este texto apresenta dados de uma investigação que tem o foco no processo de inserção profissional de egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), cujo objetivo é elevar a qualidade da formação inicial, inserindo os futuros professores no contexto escolar, promovendo a integração entre universidade e escola. Discute-se, neste texto, a inserção profissional de professores iniciantes egressos do Pibid, a fim de verificar quais influências o programa tem sobre essa fase da carreira. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, com dados coletados por meio de grupos de discussão com doze professoras iniciantes, ex-pibidianas, egressas do curso de Pedagogia de uma universidade pública e entrevistas com dez gestoras das escolas em que as iniciantes atuavam. Os resultados evidenciaram que a aproximação das professoras iniciantes ao campo de atuação profissional proporcionada pelo Pibid, ajudou-as a compreender a lógica teórico-prática da formação e a responder, com conhecimento e criatividade, aos problemas e necessidades da prática pedagógica que desenvolvem. O Pibid como uma política pública de formação de professores desenvolvido por meio da iniciação à docência tem produzido resultados efetivos à formação, mas, também, à atuação das professoras iniciantes, ex-pibidianas.