Descrição
Nos estudos da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento e a aprendizagem relacionam-se à internalização de signos e à ação educativa, principalmente escolar. As funções mentais superiores evoluem a partir da apropriação progressiva dos conceitos científicos, elaboração que acontece nas interações sociais pela construção dos significados das palavras em seu uso contextual. Considerando tais pressupostos, este trabalho, que é parte de uma pesquisa de pós-doutoramento, foi realizado com dois alunos do quinto ano do ensino fundamental do sistema de ensino público brasileiro. Ambos demonstraram grande dificuldade para ler, escrever e compreender conceitos trabalhados em sala de aula pela professora. A pesquisadora realizou encontros semanais com os meninos em horários diferentes dos momentos das aulas, buscando investigar a relação entre o ensino de conceitos escolares e suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. As atividades foram registradas em diário de campo e a análise destes registros, apoiada na abordagem microgenética, indica que para a construção do conhecimento escolar, os processos de elaboração conceitual vão além da apropriação do conhecimento historicamente construído pelos alunos, envolvendo também o aprendizado da leitura e escrita.