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A literatura depois do fim em O Mundo Desdobrável, de Carola Saavedra||Literature after the end in The Unfolding World, by Carola Saavedra
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Metadados
Descrição
The theme of this research focuses on the ways that Carola Saavedra proposes to think about the concepts of literature in her book of essays O mundo desdobravel – rehearsals for after the end (2021), thus marking other ways of thinking or even rethinking literature considering individual and collective memories and ancestry. As an objective, we intend to verify in the book how literature is crossed by not knowing, as well as identify the literary forces that were presented in the essays, as well as identify the elements that contribute to the formation of other paths to literature. The analysis was based on authors such as Agambem (2017), Candido (2004), Castagnino (1969), Compagnon (2009), Eagleton (2006), Fuks (2021), Garramuño (2014), Piglia (2004), between others. The article is divided into two parts, in the first, we revisit the concepts that literature already has for its field; in the second, we follow the literary development proposed by the author. The results indicate that Carola's thinking is not limited to conceptualizing literature or defining its power, because, by unfolding the world, it makes other possibilities and forces evident for what is called literature, marked, mainly, by not knowing.||O tema desta pesquisa centra-se nos caminhos que Carola Saavedra propõe para se pensar os conceitos de literatura em seu livro de ensaios O mundo desdobrável – ensaios para depois do fim (2021), marcando, assim, outras formas de se pensar ou mesmo repensar a literatura considerando as memórias individuais e coletivas e a ancestralidade. Como objetivo, pretendemos verificar no livro como a literatura é atravessada por não saberes, assim como identificar as forças do literário que foram apresentadas nos ensaios, bem como identificar os elementos que contribuem para a formação de outros caminhos para a literatura. A análise deu-se com base em autores como Agambem (2017), Candido (2004), Castagnino (1969), Compagnon (2009), Eagleton (2006), Fuks (2021), Garramuño (2014), Piglia (2004), entre outros. O artigo está dividido em duas partes, na primeira, retomamos os conceitos que a literatura já dispõe para o seu campo; na segunda, acompanhamos o desdobramento para o literário proposto pela autora. Os resultados indicam que o pensamento de Carola não se prende em conceituar a literatura ou definir o seu poder, porque, ao desdobrar o mundo, deixa evidente outras possibilidades e forças para o que se chama literatura, marcada, principalmente, por não saberes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Andrade, Vanessa de | Valdati, Nilcéia
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/219433 | 10.11606/issn.1984-1124.i38p%p
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Revista Criação & Crítica; No 38 (2024): Escritoras Críticas; 198-216 | Revista Criação & Crítica; n. 38 (2024): Escritoras Críticas; 198-216 | Revista Criação & Crítica; No. 38 (2024): Escritoras Críticas; 198-216 | Revista Criação & Crítica; Núm. 38 (2024): Escritoras Críticas; 198-216 | 1984-1124
Assuntos
Contemporary literary criticism | Contemporary Literature | Rehearsal | Carola Saavedra | Crítica literária contemporânea | Literatura contemporânea | Ensaio | Carola Saavedra
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares