Descrição
O presente artigo visa observar o conceito de ‘religião’ e suas implicações conceituais para a observação das religiões africanas, partindo do caso dos yorùbás da África Ocidental. Pretende-se provar que o longo discurso histórico em torno de um modelo conceitual de religião é resultado de um ‘eurocentrismo metodológico’, fato que influi na aplicação das categorias ocidentais ao pensamento africano. Tal contorno metodológico expressa-se, nomeadamente, na concepção dicotômica entre ‘religião’ e ‘magia’. Pretende-se, então, traçar um roteiro diferente para a concetualização da experiência religiosa africana partindo do modelo yorùbá, onde o termo para designar ‘religião’, ẹ sin, remete para “dever” ou “obrigação”. Por fim, procurar-se-á pensar o que significa, então, teologia num contexto africano, conferindo um enquadramento teórico alternativo à observação das religiões africanas||This papers aims to observe the concept of ‘religion’ and its conceptual implications observing African religions. The Yorùbá people of Western Africa will be taken as a case-study. It is our intention to prove that the long historical discourse around a conceptual model of ‘religion’ results from the application of a ‘methodological eurocentrism’. This is expressed through the application of occidental scientific categories and through the dichotomy between ‘religion’ and ‘magic’. Thia paper intends to draw a different route for the conceptualization of the African religious experience taking the yorùbá religion as case-study, among who the word for ‘religion’, ẹ sin, refers to “duty” or “obligation”. Lastly we will be thinking about the meaning of theology among the Africans, giving an alternative theoretical framework to the study of African religions.