-
A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo discutir sobre a motivação para aprender música no ensino superior a partir de dados colhidos em uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Maringá. Para a realização do trabalho, foi utilizado como referência teórica a Teoria da Autodeterminação (TAD). A metodologia adotada foi um survey, abrangendo questões sobre a motivação dos alunos em relação ao conteúdo, professores, colegas e perspectivas de atuação futura. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir, de forma geral, que os alunos encontram-se autonomamente motivados em suas atividades do curso de Música, que, de acordo com a teoria, se relaciona com sentimentos internos e pessoais, envolvendo a experiência de liberdade de escolha. Observou-se uma diminuição na percepção da motivação ao comparar o início do curso e, atualmente, assim como no que diz respeito às dificuldades com conteúdo, professores e colegas. No que diz respeito à motivação para a futura atuação docente, observou-se a predominância na motivação intrínseca, tipo de motivação mais autodeterminado. A partir dessa pesquisa, foi possível levantar reflexões sobre a motivação dos alunos de um curso de Licenciatura em Música, possibilitando conhecer alguns aspectos dos padrões motivacionais dos alunos e oferecendo respaldo para potenciais intervenções que visem melhorar a motivação dos alunos no ensino superior.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Santos, Gabriel Matsudo dos; Universidade Estadual de Maringá (UEM) | Cernev, Francine Kemmer; Universidade de Brasília (UnB)
Data
15 de julho de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 42 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion