Descrição
This study evaluates a new educational approach using augmented reality to simulate physical models, aiming to enhance perceived learning in electrical engineering. A literature review on augmented reality in education, particularly for electrical engineering, is conducted. An electromagnetism lecture on Coulomb’s Law, Electric Fields, and Electric Forces was delivered using this method to a class of 39 students. A pre/post-exposure questionnaire gauged changes in student perception, and the System Usability Score measures the mobile app’s usability. Results show improved student perception of learning outcomes. The study also offers future research directions and suggestions to improvement the proposed method.
||Este estudo avalia uma nova abordagem educacional utilizando realidade aumentada para simular modelos físicos, visando aprimorar a aprendizagem percebida em engenharia elétrica. É realizada uma revisão da literatura sobre realidade aumentada na educação, particularmente para engenharia elétrica. Uma aula em eletromagnetismo sobre Lei de Coulomb, Campos Elétricos e Forças Elétricas foi ministrada usando este método para uma turma de 39 alunos. Um questionário pré/pós-exposição mediu as mudanças na percepção do aluno, e a Pontuação de Usabilidade do Sistema mede a usabilidade do aplicativo móvel. Os resultados mostram uma melhor percepção dos alunos sobre os resultados da aprendizagem. O estudo também oferece direções de pesquisas futuras e sugestões para melhorar o método proposto.