-
A new ending for O Sofá Estampado (The Printed Sofa): formation of student-authors||Un nuevo final para The Printed Sofa: la formación de estudiantes-autores||Um novo final para O Sofá Estampado: a formação de alunos-autores
- Voltar
Metadados
Descrição
Forming student-authorsinelementary school is an ongoing challenge to teachers. We report anexperience of literary writing by students aged from 12 to 16 years old, who wereextremely resistant to writing at a public school inthe metropolitan area of Curitiba, Brazil. The Portuguese language teacher encouraged students by reading chapter one from Lygia Bojunga's book, O Sofá Estampado(The Printed Sofa). The last sentence was not revealed, creating a thrilling aura for its conclusion, stimulating students to continue the story. The written text of these student-authors was analyzed considering characters, figures of speech, verisimilitude, intertextuality, point of view, cohesion, coherence, plot and sequence. It is concludedthat the strategies adopted by theteacher induced the development of an autonomous student-author, capable of establishing relations between the text and the real world, constructing one’s own ideas, acquiring confidence and being creative. These students acquired an active role in written activities.
||La formación del alumno-autor en la escuela primaria es un desafío permanente para los docentes. Este artículo informa sobre una experiencia de escritura literaria de estudiantes, de 12 a 16 años, de una escuela pública ubicada en la región metropolitana de Curitiba, extremadamente reticente a lanzarse a la escritura. La estrategia adoptada por el profesor de lengua portuguesa para alentarlos fue leer el primer capítulo del libro de Lygia Bojunga El sofá impreso. Sin embargo, la última oración no fue revelada, lo que creó un suspenso sobre su resultado, factor de motivación para los estudiantes, que tuvieron que escribir la continuidad de la historia. La producción escrita de estos estudiantes autores fue analizada considerando aspectos tales como: caracteres, probabilidad, intertextualidad, punto de vista, figuras del lenguaje, cohesión, coherencia, trama y secuencia. Se concluye que las estrategias adoptadas por el maestro llevaron al desarrollo de la autonomía del alumno-autor, su capacidad para establecer relaciones del texto literario con su mundo, formular sus propias ideas, ganar confianza y ser creativo, en resumen, asumir un papel activo en actividades de escritura.||A formação do aluno-autor, no ensino fundamental, é um desafio permanente para os professores. Neste artigo, relata-se uma experiência de escrita de natureza literária por alunos, com idade entre 12 e 16 anos, de uma escola pública situada na região metropolitana de Curitiba, extremamente reticentes para se lançarem na escrita. A estratégia adotada pela professora de Língua Portuguesa para encorajá-los foi ler o primeiro capítulo do livro O Sofá Estampado, de Lygia Bojunga. No entanto, a última frase não foi revelada, o que criou um suspense sobre o seu desfecho, fator motivante para os alunos, aos quais coube escrever a continuidade da história. A produção escrita desses alunos-autores foi analisada considerando aspectos como: personagens, verossimilhança, intertextualidade, ponto de vista, figuras de linguagem, coesão, coerência, enredo e sequência. Conclui-se que as estratégias adotadas pela professora propiciaram o desenvolvimento da autonomia do aluno- autor, da sua capacidade de estabelecer relações do texto literário com seu mundo, formular suas próprias ideias, adquirir confiança e ser criativo, enfim, assumir um papel ativo nas atividades de escrita.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dalla-Bona, Elisa Maria | Vargas, Simone Luciano | e Silva, Bianca Lutt
Data
27 de fevereiro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/37675 | 10.14393/ER-v24n1a2017-10
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 221-243 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 221-243 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24, n. 1 (Jan./Jun. 2017); 221-243 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Literatura Infanto-juvenil | Escrita Literária | Ensino Fundamental | Juvenile literature | Literary writing | Elementary school | Literatura infantil | Escritura literaria | Enseñanza fundamental
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion