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A OBRA DE RITA LEE ATRAVÉS DAS LENTES EXISTENCIALISTAS DE SIMONE DE BEAUVOIR
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Metadados
Descrição
Through her art, the singer and songwriter – Rita Lee – has become a symbol of “female transgression” in Brazil, having influenced several generations with her music. Then this article aims to interpret this artist’s discourse, present in two songs written by her: “Corista de Rock” and “De pés no chão”. For this analysis, we will use concepts and ideas found in Simone de Beauvoir's feminist theories, more precisely in The Second Sex, her most celebrated work. Issues such as the lived body, female objectification, women's emancipation and transcendence, among other existential elements present in Rita Lee's diction, will be identified and analyzed.
||A través de su arte, la cantante y compositora, Rita Lee, se convirtió en un símbolo de transgresión femenina en Brasil, ejerciendo influencia sobre varias generaciones con su música. Este artículo pretende, entonces, interpretar el discurso de esta artista, presente en dos canciones escritas por ella: “Corista de Rock” y “De pés no chão”. Para este análisis, se utilizarán los conceptos e ideas que se encuentran en las teorías feministas de Simone de Beauvoir, más precisamente en El Segundo Sexo, su obra más célebre. Por lo tanto, se identificarán y analizarán cuestiones como el cuerpo vivido, la objetivación femenina, la emancipación y la trascendencia de las mujeres, entre otros elementos existenciales presentes en el discurso que asoma en el repertorio de Rita Lee.
||Através de sua arte, a cantora e compositora – Rita Lee – tornou-se um símbolo de transgressão feminina, no Brasil, tendo influenciado várias gerações com sua música. Este artigo visa, então, a interpretar o discurso desta artista, presente em duas canções: “Corista de Rock” e “De pés no chão”. Para essa análise, serão utilizados conceitos e ideias encontrados nas teorias feministas de Simone de Beauvoir, mais precisamente em O Segundo Sexo, sua obra mais célebre. Serão, portanto, identificadas e analisadas questões como o corpo vivido, a objetificação feminina, a emancipação e a transcendência das mulheres, entre outros elementos existencialistas presentes no discurso cantado de Rita Lee.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Menezes, Tom | Vieira, Sue Ellen
Data
22 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49963 | 10.22409/rg.v23i2.49963
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Tom Menezes, Sue Ellen Vieira | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Gênero; v. 23 n. 2 (2023): REVISTA GÊNERO | 2316-1108 | 1517-9699 | 10.22409/rg.v23i2
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion