-
A particularidade universal da performance musical: articulações entre o global e o local nos Catopês em Bocaiuva – MG
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo: Este texto discute o processo de construção e desconstrução do conceito de performance musical a partir da realidade etnográfica de dois Ternos de Catopês em Bocaiuva-MG. Os Catopês são grupos pertencentes ao Congado, expressão dramático-musical afro-brasileira que articula o catolicismo popular e a celebração de seus antepassados escravizados. Com base em pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, eu examino o conceito de performance nos âmbitos epistemológicos mais próximos da realidade musical dos grupos e das perspectivas e abordagens antropológica e etnomusicológica, buscando diálogos entre os pressupostos teóricos e o contexto etnográfico. Eu argumento que tais reflexões apontam para a necessidade de uma concepção de performance que seja tanto aplicável ao contexto idiossincrático da manifestação musical quanto reconhecível dentro de um corpo teórico que se mostra múltiplo e de complexa definição. Ainda, no que diz respeito à abordagem da realidade performática estudada, a etnomusicologia apresentou-se como eixo epistemológico intercessor dos estudos da performance e dos estudos antropológicos e musicológicos.Palavras-chave: Performance. Cultura Popular. Catopês. Etnomusicologia.The universal peculiarity of musical performance: connections between global and local in the Catopês in Bocaiuva-MG Abstract: This paper discusses the process of construction and deconstruction on musical performance concept about two Catopês groups in Bocaiuva, state of Minas Gerais, Brazil. The Catopês belong the Congado, an Afro-Brazilian musical expression that brings together folk Catholicism and celebration enslaved ancestors. Based on fieldwork and bibliographic research I examine the performance concept in epistemological dimensions close to groups’ musical context and anthropological and ethnomusicological approaches, searching for dialogues between theoretical basis and the ethnographic context. I argue that such reflections highlight the need for understanding performance as much as applicable to the idiosyncratic context of musical phenomenon as understandable within a theoretical framework that shows multiple and complex definitions. In addition, in relation to the groups’ performances approach the ethnomusicology reveals itself as epistemological intercessor of performance studies, anthropology and musicology. Key words: Performance. Popular Culture. Catopês. Ethnomusicology.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Fábio Henrique Gomes
Data
27 de novembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Fonte
DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; No. 19 (2017) | DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; n. 19 (2017) | 2359-1056 | 1414-7939
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed paper | Artículo revisado por pares | Artigo avaliado pelos pares