Descrição
A preocupação em manter os consumidores devidamente informados sobre os padrões de gosto vigentes foi uma constante em praticamente todo o periodismo temático, e continuou inalteradamente imersa na “condição” pós-moderna, partir da década de 1980. Para as revistas dedicadas à Arquitetura e voltadas ao grande público – como Casa e Jardim, Casa Cláudia e Arquitetura & Construção –, esse fenômeno tomou particularidades de um ecletismo enciclopédico, no final do século 20, no Brasil. Com isto, conseguiram manter-se dentro do grupo seleto de publicações classificadas como “ditadoras do gosto”, produzidas em São Paulo, mas que irradiavam para todo o País.||La preocupación por mantener a los consumidores bien informados sobre los modelos de buen gusto imperantes ha estado presente en prácticamente todo el periodismo temático, y siguió así de manera inalterable en la “condición” post-moderna de la década de 1980. Para las revistas dedicadas a la arquitectura y dirigidas al público en general - como Casa e Jardim, Casa Claudia y Arquitetura & Construção -, ese fenómeno adquirió peculiaridades de un eclecticismo enciclopédico, a fines del siglo 20 en Brasil. Con esto, lograron mantenerse en el selecto grupo de publicaciones clasificadas como “dictadoras del gusto”, producidas en São Paulo, y que irradiaban para todo el País.||A concern to keep consumers well informed on prevailing tastes was always a constant feature throughout theme journalism and remained unchanged in the Post-modern “condition” as of the 1980s. For architecture magazines aimed at the general public, such as Casa e Jardim, Casa Claudia, and Arquitetura e Construção, this phenomenon gained eclecticism of encyclopedic proportions in the late 20th century in Brazil. This helped these publications remain among a select group of São Paulo-based publications that dictated tastes nationwide.