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A percussão corporal associada ao uso de um aplicativo para tablet: movendo e aprendendo com o ritmo
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Metadados
Descrição
A prática da percussão corporal tem sido utilizada como ferramenta relevante para fins de performance e aprendizado no campo da música. A incorporação de aplicativos de smartphone e tablet pela educação musical amplia a oferta de meios que possibilitam o exercício de habilidades relacionadas ao uso do corpo. O objetivo do artigo é entender o que acontece quando se associa a percussão corporal com um aplicativo para tablet no aprendizado de leitura musical. O presente trabalho utiliza os dados de minha tese de doutorado onde trabalhei com diversas práticas relacionadas ao uso de smartphones e tablets no âmbito da educação musical. A metodologia do trabalho utilizou observação participante, entrevistas e questionários com 79 alunos de duas unidades de uma escola técnica do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que apesar de algumas dificuldades geradas pelas mudanças de padrões rítmicos e a variação do andamento a prática apresentou recursos relevantes para o aprendizado musical.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
de Oliveira, Marcio Pizzi; CEFET-RJ
Data
14 de novembro de 2020
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 28 (2020)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion