-
A PERMANÊNCIA DOS MITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POR UM LETRAMENTO MÍTICO NO ENSINO BÁSICO||THE PERMANENCE OF MYTHS IN SCHOOL EDUCATION: FOR A MYTHICAL LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION||LA PERMANENCIA DE LOS MITOS EN LA EDUCACIÓN ESCOLAR: POR UNA ALFABETIZACIÓN MÍTICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA
- Voltar
Metadados
Descrição
Quando se considera a polissemia do mito como um fenômeno social, a dificuldade em conceituá-lo está em compreender que ele é influenciado pela época, condicionantes e o contexto em que circula, além de outros fatores culturalmente intrínsecos. Mesmo que o termo seja de origem grega e os primeiros estudos tenham se concentrado nas culturas ocidentais ao redor do Mar Mediterrâneo, o mito é uma forma de narrar e sentir presente em diversas culturas, logo é preciso estabelecer um conceito de letramento mítico. No entanto, os documentos educacionais que norteiam a atuação docente, como a BNCC, enfatizam a interpretação do mito, principalmente, no Ensino Religioso. A questão que se instaura é se essa disciplina deve ser a principal instância de interpretação do mito, considerando que nem todos os sistemas de ensino incluem esse componente curricular. Nessa conjuntura, após uma breve definição do mito e o debate crítico acerca desse gênero na BNCC, este artigo propõe restabelecer a compreensão do mito nas aulas de Língua Portuguesa por meio das seguintes premissas: a necessidade de uma abordagem multissemiótica e multimodal; a utilização de boas adaptações; a conciliação entre os aspectos religiosos e históricos; a curadoria do texto; e a ênfase na oralidade.||Al considerar la polisemia del mito como fenómeno social, la dificultad para conceptualizarlo radica en comprender que está influenciado por el tiempo, las condiciones y el contexto en el que circula, además de otros factores culturalmente intrínsecos. Si bien el término es de origen griego y los primeros estudios se centraron en las culturas occidentales en torno al mar Mediterráneo, el mito es una forma de narrar y sentirse presente en diferentes culturas, por lo que es necesario establecer un concepto de alfabetización mítica. Sin embargo, los documentos educativos que orientan la actividad docente, como el BNCC, enfatizan la interpretación del mito, principalmente en la Educación Religiosa. La pregunta que surge es si esta disciplina debe ser la principal instancia de interpretación del mito, considerando que no todos los sistemas educativos incluyen este componente curricular. En esta coyuntura, después de una breve definición del mito y del debate crítico sobre este género en el BNCC, este artículo propone restablecer la comprensión del mito en las clases de lengua portuguesa a través de las siguientes premisas: la necesidad de un enfoque multisemiótico y multimodal; el uso de buenas adaptaciones; la reconciliación entre los aspectos religiosos e históricos; la curación del texto; y el énfasis en la oralidad.||When considering the polysemy of myth as a social phenomenon, the difficulty in conceptualizing is in understanding that it is influenced by the time, conditions and the context in which it circulates and others culturally intrinsic factors. Even though the term is of Greek origin and the first studies focused on Western cultures around the Mediterranean Sea, myth is a way of narrating and feeling present in different cultures, so it is necessary to establish a concept of mythical literacy. However, the educational documents that guide teaching activities, such as the BNCC, emphasize the interpretation of the myth, mainly in Religious Education. The question that arises is whether this discipline should be the main instance of interpretation of the myth, considering that not all education systems include this curricular component. At this juncture, after a brief definition of the myth and the critical debate about this genre at BNCC, this article proposes to reestablish the understanding of the myth in Portuguese language classes through the following premises: the need for a multisemiotic and multimodal approach; the use of good adaptations; the reconciliation between religious and historical aspects; the curation of the text; and the emphasis on orality.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima da Silva, Marco Antonio
Data
16 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83740 | 10.12957/e-mosaicos.2024.83740
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Marco Antonio Lima da Silva
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 32 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Literary literacy | Mythical literacy | BNCC | Myth | Teaching practices | Alfabetización literaria | Alfabetización mítica | BNCC | Mito | Prácticas docentes | Letramento literário | Letramento mítico | BNCC | Mito | Práticas de ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion