-
A PERSPECTIVA DO OUTRO NA INSTÂNCIA CURRICULAR (DE)COLONIAL: ALIJAMENTOS HISTÓRICOS E POSSIBILIDADES DE MUDANÇA
- Voltar
Metadados
Descrição
This study investigates the theoretical-methodological construction of the curriculum, understanding itself as an essential item to the human education, and analyzing how much it becomes weaponized by external euro-americanized dogmas and precepts, causing distortions and the erasing of the ones historically subordinated to the estabilishment thinking. It is a qualitative and theoretical-analytical research. In this perspective, the decolonial studies (BERNARDINO-COSTA AND GROSFOGUEL 2016), (QUIJANO, 2002), (BALLESTRIN, 2013), (QUINTERO et al, 2019), as well as those that refer to an educational curriculum, were the basis of this research. Furthermore, in a curriculum post-critical view, relying on the theorists (VEIGA NETO, 2002; 2005), (GOODSON, 2010), (MACEDO, 2012); in another theoretical instance, called critical interculturality, established in decolonial studies, WALSH (2009; 2009a; 2019), Candau (2008; 2010; 2011) were references. Furthermore, it has as its foundation on the following research problem: how did the theoretical-methodological construction of the knowledge field, called curriculum, accentuated the exclusion of subordinate subjects, relegating them to secondary plans, when it comes to education?||Este estudo investiga a construção teórico-metodológica de currículo, entendendo-o como elementar à formação humana, e discute o quanto se tornou um dispositivo preso a dogmas e preceitos externos euroamericanizados, provocando distorções e exclusões aos subalternizados historicamente. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e teórico-analítico, alicerçada pelo seguinte problema de pesquisa: de que maneira a construção teórico-metodológica do campo de saber denominado currículo acentuou a exclusão de sujeitos subalternizados, relegando-os a planos secundários, no que tange à educação? Parte-se do princípio de que o fato de o currículo ter sido pensado como artefato cultural europeizado, sob o crivo da geometria moderno-prescritiva, carrega em si marcas semântico-histórico-ideológicas do colonialismo. Dessa forma, as questões sociológicas como raça, negritude e seus desdobramentos foram confinados ao silenciamento. Considerando esses enfoques pertinentes à discussão, os estudos da visão pós-crítica de currículo, bem como os que se referem à interculturalidade crítica decolonial referendam esta pesquisa.
ISSN
1807-1856
Periódico
Autor
Oliveira, Mirian Ribeiro de
Data
5 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3765 | 10.29327/210932.8.1-18
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
Fonte
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) | 2525-5924 | 1807-1856 | 10.29327/210932.8.1
Assuntos
Colonialismo. Currículo. Multiculturalismo. Interculturalidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion