-
A perspective on babies’ adaptation to a child education center and the use of transitional objects||Um olhar sobre o período de adaptação de crianças pequenas a um centro de educação infantil e o uso de objetos transicionais
- Voltar
Metadados
Descrição
Adaptation period in education centers for 0-3-year-old children is always challenging, since all people involved in this process get immersed into impressions and expectations about children’s insertion into the school environment. This academic article presents results from a master’s degree research based on an action-research project whose data collection included observations during the adaptation period to a public child education center in São Paulo city, a semi-structured interview, and two culture circles led by four teachers of nursery II classes. Research goal was to analyze the children’s adaptation period and how the use of transitional objects helped infants and toddlers in this process. Research questions that guided the study were as follows: How was the adaptation process of infants and toddlers to the education center? Did teachers allow children to use transitional objects during the adaptation period? What were the transitional objects used by children? What feelings did children experience while using transitional objects? This study was based on literature on Critical Pedagogy and Psychoanalysis. Research results showed that, when children would start crying, teachers would try hard to calm them down. Infants and toddlers who used any transitional object were more likely to calm down more quickly, to sleep before the others, and to adapt themselves to the educational center routine more easily, indicating that they would feel safe and comfortable.||O período de adaptação de crianças de zero a três anos e onze meses de idade aos centros educacionais infantis é desafiador, uma vez que todos os envolvidos no trabalho pedagógico ficam imersos em impressões e expectativas sobre esse processo no ambiente escolar. Apresentamos, neste artigo, resultados obtidos em pesquisa de mestrado que tomou como sujeitos quatro docentes que atuam em duas turmas de Berçário II, no uso de metodologia de abordagem qualitativa cuja coleta de dados baseou-se em: i. observação sistemática realizada no período de adaptação a um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal da cidade de São Paulo; ii. entrevista semiestruturada e iii. dois círculos de cultura. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o período de adaptação de bebês e crianças bem pequenas e o uso dos objetos transicionais durante a fase de inserção da criança em um CEI localizado na cidade de São Paulo. A questão central que permeou o estudo foi: Quais os usos e contribuições dos objetos transicionais no processo de adaptação de bebês e crianças em CEI? Desta, outros questionamentos emergiram: De que maneira se deu o processo de adaptação dos bebês e crianças bem pequenas ao CEI? As professoras permitiram que as crianças desfrutassem de objetos transicionais nesse período? Quais foram os objetos utilizados por elas? Que sentimentos as crianças manifestaram ao manipulá-los? O estudo fundamentou-se em autores da Pedagogia Crítica e da Psicanálise. Os resultados evidenciaram que, mediante o choro constante das crianças, os/as docentes se desdobravam para consolá-las. Os bebês e crianças bem pequenas que recorreram a objetos de apego acalmaram-se mais rápido, adormeceram antes das demais e adaptaram-se com maior facilidade à rotina do CEI, demonstrando segurança e conforto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vercelli, Ligia de Carvalho Abões | Negrão, Tatiane Peres Alves
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13320 | 10.5585/eccos.n50.13320
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 50 (2019): Educação Infantil e Suas Infâncias; e13320 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Child Education Center | Transitional Objects | Adaptation Period | Centro de Educação Infantil | Objetos Transicionais | Período de Adaptação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion