Descrição
O artigo buscará revisitar os fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa biográfica em Educação a partir de duas questões: Qual o saber que a pesquisa biográfica busca ? Como a pesquisa biográfica constrói este saber? A primeira questão permitirá reafirmar a especificidade e a centralidade do fato biográfico nos processos de individuação e de socialização e interrogar o campo de conhecimento aberto à pesquisa biográfica, descrevendo operações e noções centrais (atividade biográfica, biografização, biograficidade). A segunda questão levará à exploração dos modos de construção de um saber do biográfico que não pode ser, de uma parte, senão que um saber do singular encontrando sua fonte em particular nas narrações individuais, e que não pode se construir, de outra parte, senão na base de uma pesquisa colaborativa na qual estão engajados pesquisadores e pessoas sobre/com as quais eles “pesquisam”. Os elementos de resposta trazidos para este duplo questionamento serão enfim mobilizados para tentar esclarecer a compreensão e uso dos termos pesquisa biográfica/pesquisa biográfica em educação para designar nossa corrente de pesquisa.