Descrição
Neste ensaio assumimos que o Serviço Social tem um conhecimento próprio, produzido ao longo da sua trajetória como profissão. Esse conhecimento tem sido produzido no sistema de ensino graduado (licenciatura), ensino pós-graduado (mestrados e doutoramentos) e através das práticas profissionais, e recentemente também em pesquisas desenvolvidas no âmbito de projetos de investigação nacionais e transnacionais. Pretendemos destacar de uma forma geral as configurações do conhecimento do Serviço Social em Portugal produzido no sistema de ensino, graduado e pós-graduado. Distinguimos num primeiro momento, a pesquisa realizada no âmbito ensino graduado – licenciatura - sobretudo ao nível dos estágios académicos, e em unidades curriculares fundamentais e complementares que integram os planos curriculares dos cursos de Serviço Social e em pesquisas realizadas em programas de mestrado e doutoramento e publicadas sobretudo sob a forma de livro. Identificamos os contributos de algumas revistas em Serviço Social e outras publicações de relevo, e consideramos a importância da pesquisa desenvolvida em centros de investigação e destacamos as oportunidades e as adversidades no que diz respeito ao reconhecimento do Serviço Social como conhecimento autónomo.