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A PESQUISA EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: OBJETOS DE ESTUDO E METODOLOGIAS
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Metadados
Descrição
RESUMOO texto aborda a construção da Atividade Física Adaptada (AFA) como área de conhecimento, abordando seu desenvolvimento, objetos de estudos, métodos e resultados alcançados. Estudos epistemológicos definem a AFA como um campo de conhecimentos cross-disciplinar, com foco em três pontos: 1) Adaptação; 2) Diferenças Individuais; 3) Atividade Física. Há predominância pelo design quantitativo com crescimento nos estudos qualitativos. No campo da educação física adaptada, a inclusão começa a ser defendida como melhoria da qualidade de ensino para todos e não apenas para alunos com deficiência. Há necessidade de reflexão sobre o acesso e o impacto das pesquisas na prática profissional.Palavras-chave: Pesquisa. Atividade Física Adaptada. Educação Física Adaptada. Research on Adapted Physical Activity:study objects and methodologies.ABSTRACTThe text covers the construction of Adapted Physical Activity(APA) as na área of knowledge,addressing its development, subjects, methods and results. Epistemological studies define APA as na área of cross-disciplinary knowledge, focusing on three points:1) Adaptation; 2) Individual Differences; 3) PhysicalActivity. Quantitative design predominates, but the number of qualitative studies is increasing. In the Field of adapted physical education, inclusion has been understood as na improvement in the quality of education for all and not just for students with disabilities.It is necessary to re-think the access and impact of research in professional practice.Keywords: Research. Adapted Physical Activity. Adapted Physical EducationLa investigación sobre la Actividad Física Adaptada:objetos de estúdio y metodologías.RESUMENEl texto abarca la construcción de la Actividad Física Adaptada (APA) como un área de conocimiento, frente a su desarrollo, los estudios de objetos, métodos y resultados. Estudios epistemológicos definen la AFA como un campo de conocimiento multidisciplinar, centrándose en tres puntos: 1) Adaptación; 2) Las diferencias individuales; 3) Actividad Física. Hay un predominio por diseño cuantitativo con un crecimiento en los estudios cualitativos. En el campo de la educación física adaptada, la inclusión comienza a ser defendido como la mejora de la calidad de la educación para todos y no sólo para los estudiantes con discapacidades. Existe la necesidad de reflexión sobre el acceso y el impacto de la investigación en la práctica profesional.Palabras clave: Investigación. Adaptado de la Actividad Física. Educación Física Adaptada.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Tanure Alves, Maria Luiza | Storch, Jalusa | Harnisch, Gabriela | Strapasson, Aline Miranda | Gavião de Almeida, José Júlio | Duarte, Edison
Data
31 de março de 2017
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40174 | 10.5216/rpp.v20i1.40174
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017) | Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
Pesquisa. Atividade Física Adaptada. Educação Física Adaptada | Educação Física Adaptada
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares | revisão de literatura