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A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
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Metadados
Descrição
O presente artigo tem como objetivo analisar a prática pedagógica do pedagogo em 05 (cinco) escolas da Rede Municipal da cidade de Teresina, estado do Piauí, a partir dos seguintes questionamentos: Como acontece essa prática no contexto escolar? Quais as principais atribuições do Pedagogo no espaço da escola? Que desafios esse profissional enfrenta no cotidiano da prática? Nossa base teórica se constituiu de autores que discutem a temática, dos quais destacamos Tardif (2002), Pimenta (1991) e Libâneo (2010). O estudo se organiza como uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, utilizando o questionário para a coleta e construção dos dados. Os resultados evidenciaram que apesar do Pedagogo possuir a mesma base de formação do docente ele possui atribuições distintas, considerando que a sua prática transita pelos diferentes espaços da escola. Concluímos, ainda, ser extremamente importante que o pedagogo tenha conhecimento aprofundado do fazer docente, para que possa mediar e orientar o trabalho do mesmo, no sentido que haja um trabalho colaborativo, ou seja, sua atuação contemple um trabalho coletivo com os demais profissionais da educação, com pais e alunos, conduzindo a um ensino e uma aprendizagem de qualidade capaz de atingir os objetivos da escola.
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nascimento, Kely-Anee de Oliveira; Universidade Federal do Piauí/Programa de Pós-Graduação em Educação | Monteiro, Adriana Lima; Universidade Federal do Piauí/programa de Pós-Graduação em Educação. | guedes, Neide Cavalcante; Universidade Federal do Piauí/ Programa de Pós-Graduação em Educação.
Data
16 de março de 2015
Formato
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 15, n. 1 (2014): Plures Humanidades
Assuntos
prática pedagógica; Escola; Pedagogo | Prática. Pedagogo. Saberes. Contexto escolar