Descrição
O presente trabalho discute a importância de sustentar o discurso do analista em instituições jurídicas que atendem a adolescentes em conflito com a lei, a maioria dos quais oriundos de um sistema social marcado pela exclusão social e pelo racismo, condição que os coloca em uma posição passiva frente ao discurso do mestre institucional no trabalho de normalização e orientação. Nesse sentido, a proposta é sustentada no fato de que somente a partir da escuta dos adolescentes é possível convocar um sujeito implicado com seu ato e responsável pelas mudanças no curso das escolhas que possa fazer. Portanto, a hipótese atribuída é a de que somente é possível a escuta do sujeito na instituição jurídica se nela está presente o psicanalista e se este operar um giro nos discursos institucionais É previsto, ainda, que o analista escreva documentação avaliativa que embase as decisões sobre as medidas aplicadas. Assim, será apresentada a análise de um caso, no qual os relatos demonstram como a força do discurso do mestre-institucional age para disciplinar o adolescente em sua condição de passividade, escutando apenas os atores institucionais que emitem as respostas documentadas.||The current work discusses the significance of maintaining the analyst’s discourse in legal institutions that care for adolescents in conflict with the law, the majority of whom come from a social system marked by social exclusion and racism, a condition that places them in a passive position in the face of the institutional master’s discourse in the normalization and orientation work. Accordingly, the proposal is supported by the fact that only by listening to adolescents can it be possible to summon a subject involved in their act and responsible for changes in the course of the choices they make. Therefore, the hypothesis attributed is that it is only possible to listen to the subject in the legal institution if the psychoanalyst is present in it and if he operates the turn in institutional discourses, provided that the analyst also writes evaluation documentation that supports decisions about the measures applied. An analysis of a case will be presented, in which the reports demonstrate how the strength of the institutional master’s discourse actions in disciplining the adolescent through his condition of passivity, listening only to the institutional actors who issue the documented responses.