-
A razão barroca do patrimônio baiano: contos de tesouro e histórias de ossadas no Centro Histórico de Salvador
- Voltar
Metadados
Descrição
This article rethinks the relations between space, historicity, and religious-racial identity in the Historical Center of Salvador, Bahia. Brazil has long been known (and seen itself) as a nation"of the future" and a supposed "racial democracy". In Bahia these ideologies draw strength from government attempts to appropriate Candomblé, popular culture in general, and historical and cultural patrimony. But since the 1990s a striking emphasis on "roots" has appeared in racial ideologies, urbanism, and religion. This socio-historical conjuncture permits us to understand better, and in a novel anthropological manner, changes in religiosity and racial politics: The growth of Pentecostalism and black consciousness in Salvador has been explained in a number of political economic and symbolic ways but in this article I work to link the two via a growing popular interest in heritage and the crystallization of ostensibly popular memories as national possessions. This article thus analyzes a"hermeneutics of depth" in the spheres of religion, race, and heritage. In other words, it focuses on related "semiotic ideologies" that influence the ways the state as well as its citizens link evidence and truths and exteriorities and interiorities. || Este trabalho repensa as relações entre o espaço urbano, a historicidade e a identidade religiosa-racial no Centro Histórico de Salvador, Bahia. Há muito tempo o Brasil é reconhecido (e se reconhece) como um país"do futuro" e da suposta"democracia racial". Na Bahia estas ideologias baseiam-se em parte em tentativas estaduais de apropriação do Candomblé, da cultura popular em geral e do patrimônio histórico. Mas desde os anos 1990, nota-se uma ênfase em"raízes" tanto quanto nas ideologias raciais, no urbanismo, e na religião. Este esboço sociológico-histórico nos permite entender melhor, e de uma forma nova na antropologia, as mudanças na religiosidade e as políticas raciais: o crescimento do pentecostalismo e da consciência negra em Salvador explica-se de várias maneiras político-econômicas e simbólicas, mas procura-se aqui interligar os dois através de um interesse popular crescente em tombamento/cristalização de memórias e práticas supostamente populares como monumentos à nação. Desta forma, este artigo analisa a"hermenêutica da profundidade" tanto quanto na religião, nas ideologias raciais, e nas lógicas sociais do patrimônio cultural e histórico. Quer dizer, existem"ideologias semióticas" parecidas que influenciam a forma com que o Estado tanto quanto os cidadãos compreendam as relações entre evidências e verdades e exterioridades e interioridades.
ISSN
1678-9857
Periódico
Autor
Collins, John F.
Data
1 de janeiro de 2008
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27300 | 10.1590/S0034-77012008000100002
Idioma
Fonte
Revista de Antropologia; v. 51 n. 1 (2008); 21-65 | Revista de Antropologia; Vol. 51 No. 1 (2008); 21-65 | Revista de Antropologia; Vol. 51 Núm. 1 (2008); 21-65 | Revista de Antropologia; Vol. 51 No 1 (2008); 21-65 | 1678-9857 | 0034-7701
Assuntos
patrimônio | raça | religião | historicidade | Pelourinho | patrimony | race | religion | historicity | Pelourinho
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion