-
A reflection based on the rap “Vida Loka II”, by Racionais MC’s: valuing young black people by the signs of economic power||Una reflexión del rap “Vida Loka II”, de Racionais MC’s: valorar a los jóvenes negros con los signos del poder económico||Uma reflexão a partir do rap “Vida Loka II”, do Racionais MC’s: valorização do jovem negro pelos signos de poder econômico
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper seeks to develop a theoretical discussion of the rap Vida Loka from the Racionais MC’s double album "Nada como um dia após o outro dia” (Nothing like a day after another day) released in 2002. The discussion will include aesthetic-musical aspects, of this rap, that is different of the standards imposed by the culture industry, as analyzed by Theodor W. Adorno, despite possessing traits musical merchandise. The theoretical proposal will build in the three elements of the rap Life Loka II, i.e. the video - clip, the lyrics and the musical base. Intended to identify in its instrumental base and letter characteristics that have aesthetical and critical relevance, and also analyze how the sound merges with the music theme.The narrative content of the rap Vida Loka II exposes the problem of input from the young people to a life of crime, with the primary motivation of the high value items fetishism. The reflection propose in this article will try to understand the reasons why the low-income adolescents seek to rescue their damaged and weakened self-esteem by the racial and social discrimination through crime as can be gathered from this letter.||Este artículo pretende desarrollar una discusión teórica basada en el rap “Vida Loka part II”, del grupo Racionais MC's, que forma parte del disco doble Nada como un día después del otro, editado en 2002. Los argumentos contemplarán aspectos estético-musicales y de impugnación, inmanentes a este rap, que lo diferencian, en cierta medida, de los estándares impuestos por la industria cultural, analizada por Theodor W. Adorno, a pesar de tener vestigios de mercadería musical. La reflexión teórica propuesta en este artículo partirá de los elementos que componen el rap “Vida Loka part II”, que son el videoclip, la letra y la base musical. Se pretende identificar tanto en su base instrumental, como en el contenido de la letra, características que tienen relevancia estética y potencial crítico, además de analizar cómo su sonido se fusiona con el tema abordado. El contenido de la narrativa que presenta el rap “Vida Loka parte II” expone el problema del ingreso de los jóvenes negros y pobres a la vida del crimen, teniendo como principal motivación el fetichismo de los artículos de alto valor. El artículo propone analizar cómo el fenómeno de la valorización de la autoestima, a través del consumo, fue traducido musicalmente por Racionais MC´s, a partir de los componentes estéticos que configuran el objeto artístico en cuestión.||Este artigo pretende desenvolver uma discussão teórica a partir do rap “Vida Loka parte II”, do grupo Racionais MC’s, que faz parte do álbum duplo Nada como um dia após o outro dia, lançado em 2002. A argumentação contemplará aspectos estético-musicais e de contestação, imanentes a este rap, que o diferenciam, em certa medida, dos padrões impostos pela indústria cultural, tal qual analisados por Theodor W. Adorno, apesar de possuir traços de mercadoria musical. A reflexão teórica proposta neste artigo partirá dos elementos que compõem o rap “Vida Loka parte II”, que são o vídeo-clipe, a letra e a base musical. Pretende-se identificar tanto em sua base instrumental, quanto no conteúdo da letra, características que possuem relevância estética e potencial crítico, além de analisar como sua sonoridade se funde à temática abordada. O conteúdo da narrativa apresentada pelo rap “Vida Loka parte II” expõe o problema da entrada do jovem negro e pobre para a vida do crime, tendo como principal motivação o fetichismo dos artigos de alto valor. O artigo se propõe a analisar como o fenômeno da valorização da auto-estima, pela via do consumo, foi traduzido musicalmente pelos Racionais MC´s, a partir dos componentes estéticos que configuram o objeto artístico em questão.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 2002 | Brasil; 2002 | Brasil; 2002
Autor
Martins, Raquel Mendonça
Data
22 de abril de 2014
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12943 | 10.20396/muspop.v2i2.12943
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Raquel Mendonça Martins
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 2 No. 2 (2014); 151-175 | Música Popular em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2014); 151-175 | Música Popular em Revista; v. 2 n. 2 (2014); 151-175 | 2316-7858
Assuntos
Rap | Vida loka | Young | Criminality | Periphery | Rap | Vida loca | Joven | Crimen | Periferia | Rap | Vida loka | Jovem | Criminalidade | Periferia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto