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A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESPAÇO DO HTPC: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA DOCÊNCIA CENTRADA NA ESCOLA
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Metadados
Descrição
Este trabalho teve por objetivo investigar o processo de formação continuada do docente no espaço das HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), buscando elucidar as relações entre a teoria e a prática numa perspectiva crítica. Utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário, a observação participante e a videogravação. Os sujeitos da pesquisa foram professores de uma escola estadual, que participavam da terceira hora semanal, que denominamos, neste trabalho, “espaço de HTPCs”. Os dados foram organizados e submetidos à análise de conteúdo e de acordo com referenciais teóricos de autores que têm se dedicado às questões sobre a formação continuada no âmbito escolar. Os resultados revelaram que o espaço das HTPCs pode contribuir para estabelecer diálogos, análises críticas e reflexões, e, com isso, consideramos que as relações entre a teoria e prática podem ser entendidas como um dos pilares para a identificação e interesse dos professores no processo de formação, por meio das ações desenvolvidas na escola e para a escola. Trata-se de um espaço democrático, aberto à discussão e ao debate, onde todos participam e trazem elementos fundamentais para a articulação entre a teoria e a prática. Embora a contribuição teórico-metodológica, sobre a formação do professor tenha se desenvolvido muito nas últimas décadas, é possível ressaltar que o ambiente escolar dispõe de espaços concretos de aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento da teoria e a prática no âmbito do trabalho e da formação continuada do docente.
Colaboradores
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
França, Valéria Duarte Coelho; Centro Universitário Moura Lacerda | Marques, Maria Auxiliadora de Resende Braga; CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
Data
13 de maio de 2013
Formato
Idioma
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 13, n. 2 (2012): Plures Humanidades
Assuntos
Educação, Formação de Professores | Formação Continuada; Teoria e Prática; Espaços de Formação.