Descrição
Este trabalho discute a natureza do ponto de vista subjetivo, as interpretações individuais recorrentes dele e a construção de um sentido unívoco e ordenado. Parte das reflexões foram levantadas anteriormente por Pier Paolo Pasolini e Manuela Penafria sobre o filme Zapruder, o plano-seqüência fílmico que registrou o assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy. O artigo acrescenta à discussão o livro ficcional de Ian McEwan – «Reparação» – e as conseqüências da busca pelo sentido a partir da imagem. Para tanto, são abordadas as características inerentes da imagem e seu efeito na psicologia humana e na tessitura da vida social midiatizada. O artigo argumenta que a construção do sentido jornalístico é fruto das significações e das expectativas que estão no próprio íntimo e consciência daquele que, mediando o fato, narra a acontecimento.||This work discusses the constitution of the subjective point of view, its individual interpretations and the construction of a univocal and orderly sense. In the Zapruder film, Pier Paolo Pasolini and Manuela Penafria first raised part of these ideas in the plan sequence that registered the assassination of John Fitzgerald Kennedy. The article includes the Ian McEwan book «Atonement» and the consequences of searching for meaning from images. The inherent characteristics of images are addressed for this objective, as well as their effects on human psychology in the formation of mediated social life. The article argues that journalistic construction is the result of the meanings and expectations which lie at the very heart and conscience of every storyteller.