Descrição
Introdução: A Síndrome de Down (SD) é a síndrome de maior incidência na espécie humana, sendo associada a condição de inferioridade por mais de um século. Mas, atualmente ter preconceito vem sendo exaustivamente criticado. Nesse quadro, surgiu a Escola Inclusiva (EI), um espaço que valoriza a diversidade, possuindo portanto, uma proposta democrática. Objetivos: Investigar se o modelo de escola inclusiva atende às necessecidades da pessoa com SD; pesquisar sobre a SD e sobre esse indivíduo no ambiente da EI. Por fim, propor estratégias para melhor adequação desse grupo de indivíduos no ambiente em questão. Metodologia: Foi realizada uma revisão assistemática de artigos que tratam sobre o panorama atual da SD, EI e de indivíduos portadores da SD inseridos nesse ambiente em questão, publicados em revistas indexadas. Para a pesquisa quatro descritores foram utilizados: “síndrome de Down”, “escola inclusiva”, “inclusão escolar” e “educação inclusiva”. As bases de dados pesquisadas foram: LILACS; SciELO; PubMed; MEDLINE. Resultados: Nos locais onde foi efetivada, a inclusão tem-se mostrado benéfica para as crianças portadoras da SD, embora ainda haja muitos desafios a serem superados, sendo de suma importância minimizar as dificuldades através de ações efetivas como: preparar os professores e diretores, realizar adaptações estruturais que permitam a acessibilidade, promover encontros entre pais e professores, permitir a socialização desses alunos e realizar ações pedagógicas voltadas para o grupo em questão. Conclusão: A escola inclusiva atende as necessidades do portador da SD, na medida que é um ambiente desafiador, ajudando no desenvolvimento motor desse indivíduo e promovendo a socialização.