-
A TÉCNICA ESPORTIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS TENDÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS||Sport techniques in physical education school: a look at the socio-cultural trends.||La técnica deportiva en clases de educación física: una mirada sobre las tendencias socio-culturales.
- Voltar
Metadados
Descrição
O ensino da técnica esportiva em aulas de Educação Física é assunto bastante polêmico. É preciso destacar que nos chama a atenção o mal-entendido de que tratar o esporte de forma crítica seria o mesmo que ser contra o ensino da técnica. Diversos fatores contribuíram na configuração dessa realidade, dentre eles suspeitamos da incompreensão das propostas elaboradas no âmbito das tendências sócio-culturais. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a concepção de técnica esportiva no ensino da Educação Física, no âmbito das tendências sócio-culturais. Ao longo do texto, é possível identificar novas finalidades quanto ao ensino das técnicas esportivas, como a preocupação com os interesses dos alunos que se movimentam, consideração do repertório cultural desses alunos, além de propor que as aulas não se restrinjam à realização desses movimentos, mas também incluam o conhecimento do universo social, político, econômico e cultural das manifestações esportivas.||Abstract: Teaching sports techniques lessons ofPhysical Education is a very controversial subject. Wemust emphasize the fact that called our attention, thatdealing with sport in a critical way would be the sameas being against the teaching of the art. Several factorscontributed in shaping this reality, among them wesuspect that the proposal’s incomprehension madewithin the socio-cultural trends. Thus, the aim of thiswork was to investigate the technical aspects of sportsin teaching of Physical Education, as socio-culturaltrends part. Throughout the text it is possible to identifynew goals considering sportive techniques such as theconcern with interests of students who movement,consideration of cultural repertoire of these students,in addition to proposing that the lessons do not restrictimplementation of these movements, but also includesthe knowledge of social, political, economic and culturaluniverse of sports events.||Resumen: La enseñanza de la técnica deportiva enclases de Educación Física es un asunto polémico.Es necesario destacar que nos llama la atención elmal-entendido de que tratar el deporte de forma críticaseria el mismo que ser contrario a la enseñanza dela técnica. Diversos factores contribuyeran en laconfiguración de esta realidad, dentro ellos sospechamosde la incomprensión de las propuestas elaboradasen el ámbito de las tendencias socio-culturales.Siendo así, el objetivo de este trabajo fue investigar laconcepción de la técnica deportiva de la enseñanzade la Educación Física, en el ámbito de las tendenciassocio-culturales. Al transcurrir del texto es posible identificarnuevas finalidades cuanto a la enseñanza de lastécnicas deportivas como, la preocupación con losintereses de los alumnos que se movimentan,consideración del repertorio cultural de estos alumnos,a parte de proponer que las clases no se restrinjan ala realización de estos movimientos, pero tambiénincluyan el conocimiento del universo social, político,económico y cultural de las manifestaciones deportivas.
ISSN
0104-754X
Periódico
Autor
Rodrigues, Heitor de Andrade | Darido, Suraya Cristina
Data
4 de setembro de 2008
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2549 | 10.22456/1982-8918.2549
Idioma
Fonte
Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 14, n. 2 (2008); 137-154 | Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 14, n. 2 (2008); 137-154 | Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 14, n. 2 (2008); 137-154 | 1982-8918 | 0104-754X
Assuntos
Educação Físca | Ensino. Educação Física e treinamento. Características culturais. | Ensino | Enseñanza. Educación y entrenamiento físico. Características culturales. | Teaching. Physical Education and training. Cultural Characteristics.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion