-
A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um mapeamento bibliográfico a partir dos trabalhos que relacionam tecnologias e Educação Musical publicados nos anais das conferências mundiais e dos seminários promovidos pela Internacional Society for Music Education (ISME) entre os anos de 2010 e 2018. A metodologia foi a revisão bibliográfica integrativa das publicações disponibilizadas no site da ISME. A primeira fase da pesquisa partiu de uma busca em todos os documentos, com as seguintes palavras-chave: educação online/ a distância, blended learning, virtual, e-learning, digital, m-learning, networking, media. Foram encontrados 49 trabalhos, cuja leitura e catalogação inicial resultou nas seguintes categorias: (1) criação, difusão e consumo musical no ciberespaço; (2) educação musical online e híbrida; (3) saberes, competências e formação para o século XXI; (4) tecnologias e ensino e aprendizagem musical. É possível vislumbrar que os estudos promovem avanços nas discussões sobre tecnologias e educação musical na medida em que articulam formas de relações entre pessoas, tecnologias e música. Entretanto, ainda existem lacunas de estudos sobre a temática, como por exemplo sobre tecnologias assistivas para a música e metodologias inovadoras, mostrando assim que é um campo dinâmico e em constante transformação.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Garcia, Marcos da Rosa; UFPB | Beltrame, Juciane Araldi | Araujo, José Magnaldo de Moura | Marques, Gutenberg de Lima
Data
14 de novembro de 2020
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 28 (2020)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion