Descrição
O presente estudo tem por finalidade identificar a opinião de alunos de turmas de Educação de Jovem e Adultos (EJA) sobre a timidez, procurando analisar a origem, causas e dificuldades encontradas por pessoas que se consideram tímidas. Além da pesquisa bibliográfica, norteada por estudos científicos sobre o assunto, foi realizada também uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas e a coleta de dados foi realizada em uma escola pública de um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Do total de 80 questionários que foram distribuídos, 09 (nove) não foram devolvidos, 09 (nove) foram entregues em branco e os 62 (sessenta e dois) que estavam respondidos constituíram a amostragem de participantes que fazem parte desta pesquisa. Os resultados apontam que é preciso redimensionar os conteúdos, as práticas nas salas de aula dos jovens e adultos, favorecendo a participação ativa dos sujeitos com características de timidez nas escolas e na sociedade em que participa. Podendo-se concluir pelos estudos realizados, que a timidez é um entrave na vida dessas pessoas causando prejuízos em sua formação enquanto cidadão.