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ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA E VIOLÊNCIA INFANTIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Metadados
Descrição
Objetivo: identificar se as temáticas “violência” e “violência contra criança” são abordadas nos currículos dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Método: pesquisa documental, de corte transversal e descritivo, norteada pelos pressupostos Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology, em que foram analisadas matrizes curriculares e ementários de cursos de graduação em Enfermagem de Instituições de Ensino Superior localizadas nos Estados brasileiros e Distrito Federal. Resultados: 145 (100%) cursos de graduação em Enfermagem, no Brasil, são gratuitos, ofertados na modalidade presencial, de grau bacharelado, estão em atividade e com turmas iniciadas. Desses, 114 (78,6%) disponibilizam ementário em sítio eletrônico. Constatou-se que pouco mais da metade dos cursos 65 (57,2%) aborda a temática violência em suas disciplinas e menos de 20% (21) a violência contra criança. Conclusão: as temáticas violência e violência contra criança não são contempladas na maioria dos títulos e ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Enfermagem gratuitos no Brasil.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferreira Santos, Leidiene | Rodrigues Fernandes, Rayanne | Bastoni da Silva, Juliana | Silva de Sá, Erika | Rezende Pacheco, Leonora | Rosa Evangelista, Danielle
Data
3 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11975 | 10.17564/2316-3801.2024v12n2p186-199
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
Fonte
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 186-199 | 2316-3801 | 2316-3348 | 10.17564/2316-3801.2024v12n2
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion