-
Abordagens triangulares: reflexões sobre a aprendizagem triangular da arte||Triangular approaches: reflections on the triangular learning of art
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta reflexões a respeito das muitas concepções sobre a Abordagem Triangular para o ensino da Arte, tratadas aqui no plural, como Abordagens Triangulares. Sistematizada e várias vezes revisada por Ana Mae Barbosa, tem sua história passada a limpo em artigo de Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo. Tem nas concepções de teoria aberta e de prática reflexiva os fundamentos norteadores para analisar a problemática das abordagens triangulares, destacando como problema analisado, a releitura de obras de arte no ensino e na aprendizagem da Arte.||This article presents reflections about many conceptions about Triangular Approach to teach art, treated here as plural, Triangular Approaches. Systematized and repeatedly revised by Ana Mae Barbosa, has its history cleaned in an article by Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo. It has in the conceptions of open theory and reflective practice the guiding principles for analyzing a problematic of triangular approaches, highlighting rereading of art works as a problem analyzed without teaching and learning art.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Minerini Neto, José
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71899 | 10.22456/2357-9854.71899
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/71899/43530 | /*ref*/AZEVEDO, Fernando. O aqui e agora já é história. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 25, 2015, Fortaleza. Anais... Fortaleza: FAEB/IFCE, 2015. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. 1a. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. | /*ref*/BARBOSA, Ana Amália. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais (Org.). São Paulo: Cortez, 2005. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. 8a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010a. | /*ref*/BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio d’Água, 1991. | /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. | /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. | /*ref*/MINERINI NETO, José. Depoimento de Ana Mae Barbosa, [2015]. No prelo. | /*ref*/NAKASHATO, Guilherme. A educação não formal como campo do estágio: contribuições na formação inicial do arte/educador. São Paulo: SESI-SP, 2012. | /*ref*/PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 3a. Porto Alegre: Mediação, 2003. | /*ref*/ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 2a. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. | /*ref*/ROUANET, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuais; Educação | Abordagens Triangulares. Releitura. Arte. Educação. | Triangular Approach. Reread. Art. Education.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion